terça-feira, 6 de outubro de 2009

Registro da Semana



A mediação desta semana foi bem agitada.

Nós entramos na barca pensando em vários problemas possíveis de ocorrer: o dia seria ruim, não haveria crianças interessadas em ler, iria chover durante a viagem, etc. e etc.Bem... O que posso dizer é que nossas expectativas foram totalmente superadas!! Havia crianças por todas as partes nos pedindo livros, não choveu e o dia foi ótimo.
Conhecemos o Felipe e sua irmã, a Carol, o Juan, o Aldo, uma moça com um enorme nome de condessa, algumas pessoas da associação de moradores de Paquetá, um grupo de senhoras que visitava a ilha e muitos outros. Muitos mesmo. Todos eles queriam saber sobre o projeto e aproveitaram, também, para dar uma olhadinha nos livros, procurando diversão e, de certa forma, a nostalgia da infância.
Além disso, conversamos com uma senhora com deficiência visual e ela nos relatou que já havia sido ouvinte de uma mediação de leitura com livro Pollyanna, de Eleanor H. Potter.Foi incrível e muito emocionante! Era um exemplo claro de como uma pessoa, mesmo com alguma limitação, pode - e deve - participar dessa interação e dessa magia entre o livro e as pessoas. Como o mediador Felipe já havia lido este mesmo livro, começaram a conversar sobre Tia Polly e sobre o jogo do contente.
Quando voltávamos na barca de 15:00h já estávamos cansados, mas as crianças não. Elas chegaram de todos os lugares pedindo livros e nós, claro, emprestamos quase todos que tínhamos.